Programação
DEBATE

Casa de Osvaldo Cruz
Casa Oswaldo Cruz

Inscrições abertas a partir do dia 5 de novembro,
através do e-mail: producao@3d3.com.br ou tel.
11 5549-1544.

Todas as atividades da programação são gratuitas.

Dia 24 de novembro - sábado
Casa Oswaldo Cruz
11 Horas
A Educação Musical no Brasil

DEBATEDORES


Ricardo Breim

Nasceu em 1952. Com experiência internacional como músico e educador, atua desde 1985 como diretor da empresa Espaço Musical – Arte Cultura Educação, em São Paulo, tanto nos cursos para formação de alunos e professores quanto nas assessorias em educação musical para escolas da capital e de outras cidades do Estado de São Paulo. Atuou como compositor, pianista e arranjador nas produções de vários artistas consagrados (Vania Bastos, Patricia Marx, Ná Ozzetti, Luiz Tatit e José Miguel Wisnik, entre outros), grupos vocais e instrumentais (inclusive a Orquestra Jazz Sinfônica), na direção musical de eventos e peças teatrais, inclusive a primeira montagem paulista da peça "Os Saltimbancos" (adapt. de Chico Buarque de Hollanda), em gravações para vídeo e cinema - inclusive o filme "A Dama do Cine Changai" (trilha premiada no Festival de Gramado) - e integrou conjuntos como o vocal Quintaessência e o Grupo Rumo, entre outros. Participou da equipe que redigiu o documento de Arte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-1997) como responsável pela linguagem musical. Entre 1988 e 1994 fez a coordenação pedagógica do PAM - Projeto Alfabetização Musical e do Projeto Monitores Corais (Secretarias de Educação e de Cultura do Estado de São Paulo), além de atuar na formação de formadores e na elaboração de materiais. Engenheiro eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1976, foi aluno de Composição do Departamento de Música da ECA-USP e, em outubro de 2001, concluiu pós-graduação junto ao Departamento de Semiótica e Linguística Geral da USP com a dissertação de mestrado “Para uma aprendizagem musical integrada”. Em maio de 2006 foi convidado pelo Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música, do Rio de Janeiro, para defender na Câmara e no Senado, em Brasília, as suas idéias a respeito do papel da música na formação humana e apresentar propostas para a educação musical no país. Nesse mesmo ano, participou da equipe que elaborou o primeiro ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes dos cursos superiores de música existentes no país.


Teca Alencar

Teca (Maria Teresa) Alencar de Brito é Mestre e Doutoranda em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Graduada em Música (bacharelado em piano) e Educação Artística (licenciatura em música), dedica-se à educação musical desde 1974, com diversos cursos de formação na área. Dirige, há 22 anos, as atividades da TECA-Oficina de Música, núcleo de educação musical voltado à formação de crianças, adolescentes e adultos. Coordenou, durante cinco anos, a área de música do projeto “Um passo a mais”, em parceria com a ONG Avisa lá, que atende crianças de sete a quatorze anos, participantes de Núcleos Sócio-educativos, em vários pontos da cidade de São Paulo. Coordena, atualmente, á área de Música do projeto Ampliação de Linguagens, em parceria com o Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano. Ministra diversos cursos para educadores, bem como, presta assessoria na área de educação musical para diversas escolas, em São Paulo e outros estados brasileiros. Vem participando de Encontros, Seminários e Congressos, no Brasil e exterior, como conferecista e palestrante. Coordenou o Seminário Internacional de Educação Musical promovido pelo Instituto Itaú Cultural, em dezembro de 2001. Foi a relatora do Documento de Música integrante do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, publicado pelo MEC, em 1998. Tem vários textos publicados e os livros: Koellreutter educador - o humano como objetivo da educação musical (Peirópolis, 2001) e Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança (Peirópolis, 2003). Produziu cinco Cds que documentam o trabalho desenvolvido na TECA-Oficina de Música: Canto do povo daqui (1997), Cantos de vários cantos (1999), Nós que fizemos (2001), Música pra todo lado (2003) e Um bolo..musical (2006). Criou uma linha de cadernos de musicalização própria ao trabalho com a notação nos diferentes estágios do processo de educação musical.


Regina Machado

Cantora, compositora e instrumentista, graduou-se em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atua desde 2002 como docente de Canto Popular e História do Canto na Música Popular Brasileira. Atuando como cantora desde 1982, e em carreira solo desde 1986, apresentou-se em vários teatros da cidade de São Paulo (Teatro Hall, Crowne Plaza, Sesc – Consolação, Pompéia, Ipiranga, Vila Mariana – Centro Cultural São Paulo, Teatro Promom etc). Gravou trilhas sonoras, entre elas o tema do filme O Baiano Fantasma, de Denoy de Oliveira, premiado no Festival de Gramado, cantou no Teatro de Arena Eugênio Kusnet em projeto escrito e idealizado por Fauzi Arap, foi vocalista de Tom Zé, idealizou e produziu, juntamente com Silvia Ferreira, o projeto “Os Caminhos da Canção Brasileira” apresentado no Teatro Hall e que contou com as participações de José Miguel Wisnik, Mônica Salmaso e Rita Ribeiro entre outros. Inaugurou em 1997 sua escola, Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical, voltada para o ensino do canto popular baseado na sonoridade da voz na canção brasileira. Lançou em maio de 2000, pela Dabliu Discos, seu primeiro cd, Sobre a Paixão, que contou com arranjos e produção de Mario Manga, reunindo um repertório que encontra na canção, popular e erudita, a sonoridade, o lirismo e uma nova estética para a canção romântica. São onze canções, entre composições próprias e de autores consagrados, num trabalho onde a voz é acompanhada por um quarteto de cordas, violão e percussão, criando um ambiente camerístico. Sobre a Paixão foi muitíssimo bem recebido pela crítica em todo o Brasil, sendo também muito elogiado em alguns sites de música no exterior. A convite de Magda Pucci, diretora musical e compositora, compôs e gravou algumas canções para a trilha sonora do espetáculo Os Lusíadas, dirigido por Hiacov Hillel, e lançado em cd pela MCD/ETHOS. Em 2004 abriu, em sociedade com Silvia Ferreira, o selo Canto Discos, por onde lançou no final do mesmo ano, seu segundo trabalho solo: Pulsar. Também com arranjos de Mario Manga, Pulsar, trazia a cantora acompanhada pelos violões do próprio Manga, Swami Jr e Itamar Colaço. Acompanhada por Manga, Italo Perón e Norberto Vinhas apresentou-se em diversos locais da capital, além de algumas cidades do interior e Rio de Janeiro. Foi uma das vinte e quatro finalistas do VIII Prêmio Visa de Música – Edição Vocal. Participou como convidada especial do cd do violonista Leandro Carvalho com o Britton Quintet de Londres, onde interpretou, entre outras, uma obra inédita de Heitor Villa-Lobos. Em 2005 na cidade de Buenos Aires, apresentou trabalho sobre análise do comportamento vocal na canção popular durante o VI Congresso da IASPM, e em 2006, um outro trabalho sobre o mesmo tema no Sesc Pinheiros em São Paulo durante o Congresso da ABET. Em outubro de 2006 a convite da Universidade Nacional de Cuyo e do Governo da Província de Mendoza (Argentina) apresentou-se no Americanto, evento que reuniu cantores e compositores da América Latina, entre eles Mercedes Sosa, sendo calorosamente recebida por uma platéia de aproximadamente dez mil pessoas. Em 2007 obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas com o trabalho A Voz na Canção Popular Brasileira: um estudo sobre a Vanguarda Paulista.


 

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