Oficinas
As oficinas da 6ª Semana da Canção Brasileira acontecerão de 19 a 21 de abril, com realização pelo Zoom.
Clique aqui para se inscrever nas oficinas.
19/04 - segunda-feira, das 15h às 17h: Oficina com Regina Machado.
Aprendendo a cantar com a canção popular
Nesta breve oficina, vamos entender como a canção nos fornece material de estudo para o aprimoramento do canto tanto técnica quanto esteticamente.
A partir de exercícios extraídos das próprias canções que compõe a nossa tradição cancional, vamos trabalhar sobre aspectos da emissão, controle respiratório, qualidade vocal etc.
Cantora, compositora, violonista e professora de canto com larga experiência tanto didática quanto artística. Possui 4 cds lançados (“Sobre a Paixão”, “Pulsar”, “agora o céu vai ficando claro” e “Multiplicar-se única- canções de Tom Zé”),. É professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) além de idealizadora e proprietária do Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo). Em 2011 teve publicado seu livro A voz na canção popular brasileira-um estudo sobre a vanguarda paulista pelo Ateliê Editorial. Em 2017 escreveu o artigo “Do cóccix ao fim do mundo – dois tempos de Elza Soares” para o livro As bambas do samba – mulher e poder na roda (EDUFBA).
Em 2019 integrou o trio “Líricas Modernas”, juntamente com Badi Assad e Lucina, dentro do projeto Sonora Brasil realizado pelo Sesc Nacional, em espetáculo que percorreu mais de quarenta cidades pelo sul, sudeste e centro-oeste do Brasil. No ano de 2020 lançou o vídeo “Ayrá”, composição sua em parceria com Consuelo de Paula, com quem construiu, durante a pandemia, uma obra a ser lançada em disco ainda em 2021; coordenou IV Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular da Unicamp, organizado pelo “Vox Mundi- grupo de estudos da voz cantada”, que reuniu virtualmente, durante dez dias, mais de oitenta artistas e pesquisadores para falar sobre a canção popular brasileira, suas matrizes, tradições e as praticas decoloniais.
20/04 - terça-feira, das 15h às 17h: Oficina com Sergio Molina.
“Teu infinito sou eu” - A canção popular no século XXI
tradição, montagens e ressignificações
Sergio Molina é compositor, doutor (USP), coordenador da área da música na Faculdade Santa Marcelina e autor de “Música de Montagem” (É Realizações 2017).
21/04 - quarta-feira, das 15h às 17h: Oficina com Carlos Sandroni.
Canção popular de tradição oral no Brasil
Carlos Sandroni é etnomusicólogo e compositor. É professor de Etnomusicologia no Departamento de Música da UFPE (Recife). Foi professor visitante nas universidades do Texas em Austin, e de Indiana em Bloomington. Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Publicou os livros
Mário contra Macunaíma: cultura e política em Mário de Andrade, e
Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Lançou em 2014 o CD autoral
Sem regresso. "Guardanapos de papel", sua versão para a canção uruguaia "Biromes y servilletas", teve diversas gravações, incluindo as de Milton Nascimento e do Padre Fábio de Melo.