Ivan Vilela fala de Clube da Esquina

Já já, Ivan Vilela falando de Clube da Esquina. Consegue imaginar? Não? Vem ver, então! 14h, na Assessoria de Educação.

O que caracteriza um movimento musical?

Ao longo da história percebemos que alguns acontecimentos musicais foram canonizados como movimentos pela crítica. Isto resultou numa série de estudos e abordagens pela academia e pela mídia. Por outro lado, a falta de atenção desses meios (muitas vezes por não entender o que acontecia) levou ao esquecimento ou na não apreciação outras vertentes musicais.

Foi este o caso do Clube da Esquina.

Sob uma perspectiva musical, foi o movimento que mais inseriu novos elementos à Música Popular que, com o tempo, passaram a ser utilizados por todos os músicos.

Nesta oficina conheceremos um pouco da potência da música que esses jovens mineiros trouxeram à MPB nos anos 1970.

Ivan Vilela ministra, na USP, um curso sobre a música do Clube da Esquina. É músico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona História da Música Popular Brasileira, Viola Brasileira, Rítmica e Percepção Musical. É doutor em Psicologia Social pela USP e Mestre em Composição Musical pela UNICAMP. Com seus trabalhos foi indicado a importantes prêmios da música brasileira. Com seu instrumento, a viola, atua como solista e junto a grupos de câmara no Brasil e no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>